Como pensamos ? Sistemas representacionais – PNL 06

Quando os exemplos valem mais que mil palavras – Comunicação – PNL 05
12 de setembro de 2015
O jeito de olhar mostra como você pensa ! Pistas oculares – PNL 07
17 de setembro de 2015
Exibir tudo

Como pensamos ? Sistemas representacionais – PNL 06

sistema representacional PNL EQSM

A Programação Neurolinguística – PNL, traz uma grande contribuição para o entendimento sobre “como pensamos”. E isso parte do princípio de que aprendemos tudo através dos cinco sentidos.
Desenvolvemos uma forma para o armazenamento e recuperação das memórias  ao que atribuímos o nome de “sistemas representacionais”(usarei daqui por diante a sigla S.R.). Há um sistema para cada sentido, no entanto os sentidos do olfato, tato e paladar são tratados como um único S.R. chamado de Sinestésico. Reduziu-se os sistemas à três que são o S.R. Visual, S.R. Auditivo e S.R. Sinestésico.
Todos possuímos os três sistemas e somos mais habilidosos em um deles. O ideal é que tenhamos um equilíbrio na utilização dos S.R., mas o que acontece é que somos mais hábeis em um deles utilizando menos os demais.
Agora vou responder a pergunta inicial: “Como pensamos ?” Pois é, pensamos utilizando os S.R. . Pessoas visuais tem características específicas: primeiro, elas pensam em imagens, e como as imagens trazem uma quantidade enorme de informações e elas querem passar tudo o que estão vendo, por isso falam “muito rápido”, têm “timbre de voz agudo”, gostam de combinar roupas, são visualmente organizadas, costumam ser mais atentas à demonstrações visuais, gravam fisionomias ao invés de nomes e quando vão buscar as lembranças deslocam o olhar para cima. .
Pessoas auditivas, por outro lado, pensam em sons e por isso gostam de ouvir detalhes auditivos sobre as coisas, gostam de explicações; elas tem um tom de voz mais grave e cadenciado; não gostam de combinar roupas mas de explicá-las; aprendem ou decoram lendo com a voz baixinha, sussurrando para si mesmo. Pessoas auditivas quando estão acessando memórias deslocam o olhar para as paralelas em direção ao ouvido.
Por fim as pessoas sinestésicas são as que pensam “sentindo”; são pessoas que se ruborizam facilmente; como sentimento é difícil traduzir em palavras, geralmente essas pessoas tem dificuldade de expressar o que “sentem/pensam”; gesticulam muito e aprendem se envolvendo e partindo para ação; quando se vestem não escolhem combinação ou explicações mas roupas confortáveis. Pessoas sinestésicas quando estão acessando lembranças deslocam o olhar para baixo e lado direito dela.
Sobre acessos oculares de cada um dos S.R. detalharei mais em outro artigo específico.

A EQSM oferece treinamentos e cursos que lhe ajudarão a conhecer muito mais sobre você e sobre o mundo ! A Viagem é um treinamento de 35 horas em que você vivenciará as técnicas da PNL. Há cursos de formação em PNL como o Practitioner, além de outros como ENEAGRAMA e a Trilha do Guerreiro. Conheça mais entrando no site da EQSM, ou mandando um email para eqsm@eqsm.com.br ou ainda ligando para (061) 4103 0243.
Acrísio de Medeiros
Psicanalista – Trainer Master Practitioner em PNL